Jornal ÉME – Luanda – 10.04.23 – O Projecto “Meu Padrinho Meu Mentor”, em parceria com o Instituto Angolano da Juventude (IAJ), procedeu, neste final de semana, a distribuição de testes rápidos para o diagnóstico da malária aos moradores do bairro Malanjino, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.

Os munícipes do bairro Malanjino, no distrito urbano do Golf, foram os primeiros beneficiários do projecto denominado “Saúde na minha banda”, que permitiu também sensibilizar os moradores locais sobre a importância da prevenção das doenças endémicas durante a época chuvosa.

No decorrer da campanha, os residentes beneficiaram igualmente do rastreio de pressão alta.

O administrador do distrito urbano do Golf, Pascoal Fortunato, parabenizou os mentores do projecto pela iniciativa e disse ter surgido no momento oportuno, considerando que “o país regista um aumento de casos desta enfermidade”.

“Estamos gratos por ter sido escolhido o nosso distrito, porque este é um bairro que carece de muita atenção em termos de saúde”, referiu Pascoal Fortunato.

De acordo com o administrador, existe o aumento “desta doenças na localidade, sobretudo nesta época chuvosa, devido as valas e os charcos de águas paradas ”.

Entretanto, o coordenador nacional do projecto, “Meu Padrinho Meu Mentor” Yuri Bongo, disse que a campanha surgiu devido ao período das chuvas e o constante aumento de casos de malária.

Segundo o responsável, “o objectivo do projecto é sensibilizar e ajudar os cidadãos na prevenção da doença, nos locais com muitas dificuldades em termos de saneamento básico”.

De acordo com Yuri Bongo, pretendeu-se, também, com esta campanha “sensibilizar os doentes que preferem não ir às unidades hospitalares para terem os devidos cuidados”, comportamento que considerou reprovável e arriscado para muitos munícipes.

“Meu Padrinho Meu Mentor” é um projecto social, criado pelo Instituto Angolano da Juventude, em 2015, sem fins lucrativos, com o objectivo de apoiar as pessoas das comunidades mais vulneráveis.

Texto: JV – Edição: LG