Jornal ÉME – Luanda – 30.05.2025 – A necessidade de reforçar os laços de amizade e cooperação entre o MPLA e a Swapo esteve no centro das conversações realizadas hoje (30), durante uma audiência que o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, concedeu à sua homóloga namibiana.

À saída do encontro, a Secretária-Geral da Swapo, Sónia Shaningwa, disse que Angola e a Namíbia partilham uma história comum forte, tanto nas relações políticas quanto na cooperação de amizade, através dos partidos libertadores, que remontam ao período de luta pela libertação dos dois países.

Sónia Shaningwa considerou o MPLA um “Partido irmão”, daí a necessidade do contínuo fortalecimento dos laços de solidariedade, amizade e cooperação em vários domínios com o MPLA, para o bem-estar dos seus povos e respectivos países.

“Quando um partido de libertação de outro país visita uma “nação irmã”, é nossa tradição comunicar ao Partido irmão do país anfitrião a nossa presença e manifestar a vontade de manter as relações cada vez mais fortes”, finalizou a dirigente namibiana.

A relação entre Angola e Namíbia é caracterizada por fortes laços históricos, culturais e económicos.

Os países compartilham uma fronteira extensa, o que facilita a cooperação em áreas como defesa e segurança, transportes, energia e águas, saúde, petróleo, turismo, pesca, agricultura, finanças, geologia e minas, entre outras.

Texto: DN
Fotos: DG