Jornal ÉME – Cabinda – 31.10.24 – Os delegados à 9.ª Conferência Extraordinária do MPLA em Cabinda, elegeram na quarta-feira (29) naquela cidade, Suzana de Abreu, ao cargo de Primeira-Secretária Provincial do Partido, com 482 votos a favor, correspondente a 99,2 por cento do total dos votos escrutinados.
O acto electivo foi testemunhado pelo coordenador do grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político para a província, Pedro Neto, e decorreu no Centro de Conferências de Simulambuco, sob o lema “MPLA-Servir o Povo e Fazer Angola Crescer”.
Ao intervir no evento, Suzana de Abreu, começou por reconhecer o trabalho político-partidário realizado na província, e sublinhou que os desafios são enormes, pelo que espera dos militantes entrega abnegada, firmeza nos ideais do Partido, coesão interna e consolidação das estruturas de base.
A dirigente que substitui Mara Quiosa, que exerceu a função durante dois anos, apontou como maior desafio do Partido na província de Cabinda, a inversão dos resultados conseguidos no último pleito eleitoral, em que o MPLA elegeu apenas um deputado.
Por sua vez, o coordenador do grupo de acompanhamento do SBP à província, Pedro Neto, apelou para a necessidade de se melhorar a comunicação com o eleitorado, introduzir novas visões e abordagens claras dos assuntos ligados às comunidades, respeitando os compromissos assumidos, sem quebra de princípios.
De acordo com os resultados das Eleições Gerais de 2022 divulgados pela CNE, o MPLA na província de Cabinda conseguiu 43 mil e 669 votos, correspondente a 26,23 por cento do total dos votos na região, elegendo deste modo, um deputado.
JA/DN