Jornal ÉME – Luanda – 24.03.2025 – Com o objectivo de promover a participação activa das mulheres na sociedade e nas artes, um total de 14 artistas competirão na final do concurso de “Spoken Word” denominado “Nketo”.

O evento será realizado na quarta-feira (26), na Fundação Arte e Cultura, em Luanda.

De acordo com o porta-voz do projecto, Diamantino Francisco “Diamantino CF”, citado pelo Jornal de Angola, a realização do concurso visa criar um espaço onde as mulheres possam expressar livremente suas conquistas e resistências através da arte da palavra falada, abordando também a temática dos direitos femininos.

“Nketo”, palavra em kikongo que significa “Mulher”, é uma competição que une teatro e Spoken Word para dar voz à luta pelos direitos humanos das mulheres.

O responsável acrescentou que “estes direitos são constantemente negligenciados pela discriminação, iniquidade e pela conservação excessiva de costumes tradicionais que colocam a mulher em uma condição de desigualdade”.

O projecto é também uma forma de fortalecer a auto-estima e a participação activa das mulheres na sociedade angolana, utilizando a arte como ferramenta de reflexão e discussão sobre os fenómenos sociais.

Durante o concurso, serão realizadas duas etapas. Na primeira, as 14 candidatas se apresentarão e as sete menos votadas serão eliminadas. As sete mais votadas disputarão a final, onde serão escolhidas as três melhores concorrentes.

A primeira classificada receberá um valor simbólico de cem mil kwanzas, enquanto o segundo lugar será premiado com 75 mil e o terceiro com 50 mil. Além dos valores em dinheiro, todas as finalistas terão direito a brindes.

Texto: JG