Jornal ÉME – Saurimo – 10.09.23 – A Sociedade Mineira da Catoca é uma empresa angolana de prospecção, exploração e comercialização de diamantes, que tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento económico e social do País, principalmente, para as comunidades adjacentes com a construção de escolas, hospitais e residências condignas.
No âmbito da sua jornada de trabalho à província da Lunda Sul, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, deslocou-se neste sábado (9) às instalações da Sociedade Mineira da Catoca, para constatar “in loco”, o cumprimento das contribuições da empresa para com as comunidades.
No local, a Vice-Presidente, acompanhada do governador provincial Daniel Neto, e de membros do BP do MPLA, percorreu vários compartimentos dos estaleiros da Sociedade Mineira da Catoca, onde recebeu informações sínteses do director-geral, Benedito Manuel, e de outros responsáveis de diferentes secções.
Ao dirigir-se à imprensa, Luísa Damião, afirmou que a visita teve como objectivo, aferir de que forma a empresa estará a contribuir para o desenvolvimento da economia de Angola, particularmente para a província da Lunda Sul.
Constatou com satisfação a presença de muitos quadros angolanos que estão a contribuir para alavancar o desenvolvimento da economia do país. Assim, frisou que “no âmbito das responsabilidades sociais, vamos fazer advocacia, para que a empresa possa contribuir um pouco mais a favor das comunidades adjacentes”.
Por sua vez, Benedito Manuel, apresentou de forma detalhada a realidade, os desafios e as perspectivas da sociedade mineira.
No âmbito da sua responsabilidade social, acrescentou que estão em curso a construção de residências para apoiar as comunidades adjacentes à empresa, que “já é uma realidade.
Texto: NJ
Fotos: DG