Jornal ÉME – Luanda – 30.08.23 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, concedeu nesta quarta-feira (30) na Sede Nacional do Partido, uma audiência ao embaixador da África do Sul acreditado em Angola, Oupa Monareng, para analisarem o fortalecimento e o aprofundamento das relações de amizade e de cooperação existentes entre ambos os países.

A saída da audiência, Oupa Monareng, disse que o encontro serviu também para abordar aspectos concernentes a visita para breve do Presidente João Lourenço, à África do Sul onde se prevê a interação dos investidores de ambos países.

Segundo o diplomata também foi destaque no encontro de cortesia, a partilha da mensagem do secretário-geral do ANC enviada à Paulo Pombolo, e os níveis das relações fraternais entre os dois movimentos de libertação.

Recordou que o ANC chegou ao poder pela primeira vez, fruto do apoio que o MPLA e o Estado angolano ofereceram aos militantes da Swapo.

“Angola foi o único país a albergar cidadãos sul-africanos, no tempo que o sistema político do Apartheid reinava no nosso país”, facto que não pode ser esquecido pelo povo sul-africano.

No âmbito das relações económicas entre os dois países, Oupa Monareng,fez um prognóstico brilhante, que será consolidado no encontro entre os dois estadistas na capital sul-africana.Referiu que os empresários sul-africanos já definiram as áreas que pretendem investir em Angola, como o sector diamantífero, de energia e da agricultura.

Texto: NJ

Fotos: AP