Jornal EME – Luanda – 29.08.24 – Os primeiros secretários dos Comités de Acção do Partido reunidos segunda-feira (26) no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, manifestaram-se satisfeitos com o Encontro Nacional convocado pelo Presidente do MPLA, João Lourenço, e estão confiantes na busca de soluções para superar os obstáculos que as comunidades enfrentam. 

Para esse momento histórico, o Jornal ÉME conversou com o primeiro-secretário do Comité de Acção n.º 163 do Distrito Urbano da Ingombota, Achanti Fernandes, um dos militantes selecionados que disse sentir-se honrado por poder representar os demais secretários da sua comuna. 

“É um evento de uma magnitude jamais realizada ao nível do MPLA”, considerou, reconhecendo que com o apoio dos Órgãos superiores do Partido, as bases estarão mais fortes e unidas. 

Achanti Fernandes referiu que durante o acto foram apresentadas questões inerentes a quotização, mobilização, educação, entre outras preocupações de vital importância para o fortalecimento do Partido.  

Por sua vez, o primeiro-secretário do Comité de Acção n.º 96 da localidade Kizela, município de Nambuangongo, Lopes Hugo Pascoal, considerou o encontro de vital importância e uma demonstração irrefutável da unidade, compromisso e apoio ao MPLA. 

Considerou que as orientações do encontro serão transmitidas aos militantes dos Comités de Acção, para tornar as bases mais fortes e manter a confiança no Líder do Partido.  

Por sua vez, a primeira-secretária do Comité de Acção n.º 388 do Distrito Urbano da Baia, município de Viana, Olga Pedro Francisco, participou do importante acto para ouvir o Presidente e também apresentar as preocupações que afligem os habitantes desta localidade.  

“A comunidade da Baia reclama por falta de energia e água potável, centros médicos, escolas e outros serviços”, exprimiu, reforçando que as bases precisam do apoio do Presidente João Lourenço.  

Por último, o primeiro-secretário do Comité de Acção n.º 68 da Comuna de Kiangombe, município de Lucala, província de Cuanza-Norte, Cristóvão António Neto, igualmente satisfeito sublinhou que o Presidente auscultou todas as preocupações das bases. 

Aplaudiu o alto sentido de democracia institucional e a vocação da unidade da Família MPLA, que foi demonstrada durante o encontro. 

Texto: JG 

Fotos: AP