Jornal ÉME – Luanda – 25.10.23 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, enalteceu, segunda-feira,(23) a importância da escolha acertada do lema da 147.ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar, “Acção Parlamentar em prol da Paz, Justiça e Instituições Fortes”.
Segundo Paulo Pombolo, que falava a margem da cerimónia de abertura do evento, “só haverá instituições fortes, se trabalharmos para consolidação da paz, condição sine qua non para qualquer desenvolvimento de um País”.
“O lema desta reunião mundial interparlamentar é muito forte.
Devemos passar da teoria para prática, através das acções dos nossos parlamentares, tendo em vista a defesa da sociedade e olhando para o crescimento das economias”, frisou o Secretário-Geral do MPLA. Para Paulo Pombolo, esta é uma ocasião que o País deve aproveitar, não só para troca de experiências com outros parlamentos, mas também para alavancar o sector do turismo nacional.
“Há muitos deputados que nunca estiveram aqui. Ouviram falar de Angola num momento de guerra e agora estão aqui num momento de paz efectiva”, ressaltou o membro da Direcção do MPLA.Acrescentou, que este momento “ deve fazer parte das memórias que os nossos convidados vão levar ao regressarem aos seus países de origem”.
A 147.ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar, conta com a presença de mais de mil deputados de todo o mundo, assim como alguns presidentes dos 179 parlamentos da Organização.
Os trabalhos técnicos do maior evento decorrem na sede da Assembleia Nacional, que se torna “a capital legislativa do mundo”, até sexta-feira, 27 de Outubro.
A Assembleia-Geral da União Interparlamentar, é o principal interlocutor parlamentar da Organização das Nações Unidas, e leva a voz dos parlamentares aos processos de tomada de decisão das Nações Unidas, apresentando regularmente suas resoluções, realizando declarações, participando em debates sobre os temas principais da agenda da ONU.
Texto: NBS