Jornal ÉME – 26.02.22 – A secretária-geral da OMA, camarada Joana Tomás, rendeu na manhã deste sábado (26) em Luanda, em nome de todas as mulheres do país uma homenagem às heroínas angolanas pelo contributo na luta de libertação nacional.

A história regista com destaque a coragem e dedicação das mulheres como Deolinda Rodrigues, Teresa Afonso, Engrácia dos Santos, Irene Cohen, Lucrécia Paim e milhares de outras anónimas.

Diante do monumento, no Largo das Heroínas, símbolo das lutas das mulheres angolanas por sua plena emancipação, Joana Tomás, depositou uma coroa de flores e rendeu um minuto de silêncio em tributo as heroínas angolanas.

O gesto simbólico foi seguido pelos membros do Secretariado Executivo Nacional da OMA, membros do Conselho de Honra, do Comité Central do MPLA e Nacional da OMA, militantes , simpatizantes  e amigas da Organização.

Vários ramos de flores entre cravos, tulipas e rosas de porcelana foram colocadas por cada uma das presentes que quiseram manifestar o seu apreço pelas vitórias alcançadas na promoção e valorização da mulher desde os primórdios da sua intervenção na luta de libertação nacional.

Este acto de comemoração e de orgulho para as mulheres angolanas, se insere no âmbito da abertura da jornada Março-Mulher, que este ano se comemora sob o lema “Mulheres Unidas pelo Desenvolvimento e Consolidação da Democracia”.

Prestigiou também o encontro, representantes do corpo diplomático com destaque para o embaixador da Coreia do Norte em Angola, Pyong Chol.

Texto: HT

Fotos: DG