Jornal ÉME – Luanda – 21.02.25 – A Secretária-Geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, participou nesta sexta-feira (21), no Hotel Epic Sana, em Luanda, num pequeno-almoço com mulheres líderes de diferentes sectores da sociedade.

O evento, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), teve como objectivo discutir as prioridades de desenvolvimento de Angola e os desafios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Joana Tomás representou a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, no encontro, e esteve acompanhada pela Secretária do Bureau Político para Política Económica e Social, Idalina Valente.
Juntas, elas partilharam com a Secretária-Geral Adjunta da ONU, Ahunna Eziakonwa, questões relacionadas à saúde e bem-estar, promoção do emprego e alterações climáticas.
O evento reuniu mulheres líderes dos domínios político, social e económico, proporcionando um espaço para debater as prioridades de desenvolvimento de Angola e os desafios para o alcance dos ODS.

O principal objectivo foi identificar as oportunidades de intervenção do PNUD, com base na sua experiência e valor acrescentado.
Em declarações à imprensa, Joana Tomás afirmou que o encontro com as mulheres líderes permitiu partilhar ideias e experiências sobre empoderamento feminino, saúde reprodutiva, alfabetização, combate à fome e à pobreza, e ascensão das mulheres a cargos de tomada de decisões.
A Secretária-Geral da OMA destacou que as participantes uniram esforços para fortalecer o programa do PNUD nas áreas da saúde, promoção do emprego e alterações climáticas, com prioridade na igualdade de género, governação e inovação digital, elementos considerados fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável no País.
Joana Tomás abordou ainda as barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, mencionando que, apesar da meritocracia, muitas vezes são submetidas “ao querer dos chefes” para serem promovidas, uma situação que precisa ser revista e combatida.
Texto: NJ
Fotos: DG