JMPLA REALIZA CAMPANHA DE LIMPEZA
Jornal ÉME – Luanda – 29.04.23 – Mais de 200 jovens da JMPLA participaram hoje, sábado, numa campanha de limpeza na praia Amélia, situada no distrito urbano da Samba, município de Luanda, no quadro das Jornadas Jovem/2023.
O acto, realizado em articulação com o Plano Integrado de Voluntariado Juvenil para a Promoção da Saúde Pública e da sua responsabilidade social, foi promovido pelo Secretariado Nacional da JMPLA.
O Primeiro-Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, disse que a recolha dos resíduos sólidos visou, de modo geral, sensibilizar a população sobre o impacto ambiental e a acção do homem em relação a natureza que tem acarretado consequências devastadoras.
O dirigente juvenil advertiu que algumas alterações que temos verificado no ambiente devem-se ao nosso mau comportamento sobre ele, acrescentando que há necessidade de sensibilizar, cada vez mais, as comunidades no sentido de terem a cultura de gestão dos resíduos sólidos a partir das suas residências.
O ar que respiramos, frisou, não tem cor partidária nem crença religiosa, por este facto é tarefa de todos os cidadãos continuarem a trabalhar na protecção da natureza para o bem-estar das populações.
O líder da JMPLA enfatizou que a diminuição da biodiversidade contribui negativamente no meio ambiente.
Crispiniano dos Santos adiantou que a campanha conta com os membros da Brigada de Saúde na Comunidade e a Protecção Ambiental.
De acordo com Crispiniano dos Santos, espera-se uma mudança de comportamento dos banhistas na forma de gerir o lixo, para tornar as praias mais atractivas para os turistas e termos uma Luanda limpa.
Acções do género devem ser realizadas por todos os jovens angolanos, de Cabinda ao Cunene, sobretudo na comunidade onde cada um reside, “é ali onde é produzido o lixo, onde residem os problemas das populações e, é ali também onde devem surgir as soluções dos nossos problemas, que não passam necessariamente por situações financeiras”.
Por seu turno, a primeira-secretária do Comité Municipal da JMPLA de Luanda, Jéssica Romero, que tem estado a realizar campanhas do género há algum tempo, disse que a JMPLA vai reforçar o foco na sensibilização das pessoas que residem na região, para a limpeza das praias e ter o município limpo e saudável.
Disse que enquanto jovem da organização social do Partido que sustenta o Governo, sente-se bem em participar nesta actividade e ser um exemplo para a população no geral, em especial os jovens.
Já o jovem Pedro Chioco aconselhou a juventude a fazer parte da campanha de limpeza para manter a praia limpa e ter um ambiente saudável para os banhistas.
ENTREGA DE DONATIVOS
No cumprimento da sua jornada, o Secretariado Nacional da JMPLA dirigiu-se ao bairro da Estalagem, município de Viana, onde entregou a mais de 120 famílias desalojadas pelas chuvas alguns bens alimentares de primeira necessidade.
Como se sabe, lembrou Crispiniano dos Santos, o MPLA move-se pelos princípios de solidariedade e de humanismo. Neste contexto, a JMPLA realiza esse acto junto das populações que actualmente encontram-se em situação difícil devido as fortes chuvas que se abateram sobre a província de Luanda.
Apelou à juventude angolana a manter o voto de confiança no Presidente João Lourenço, um Líder preocupado em resolver os problemas do povo.
Texto: JG – Fotos: DDS
Edição: LG