Jornal ÉME – Luanda – 13.06.24 – A Embaixada da Rússia em Angola celebrou, nesta terça-feira (12), em Luanda, o 30.º aniversário da adoção da declaração de soberania estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, que comemora-se a 12 de Junho de cada ano desde 1994.

Os festejos do “12 de Junho”, Dia Nacional da Rússia, foi testemunhado pelo Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, em representação da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

Na ocasião, o Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais referiu que o MPLA considera a Rússia um país “amigo”, com o qual Angola mantém relações sólidas, forjadas na luta pela conquista da Independência nacional, consolidação da democracia, preservação da soberania e integridade territorial.

Manuel Augusto disse que a presença da Direcção Central do MPLA no evento traduz-se num dever, uma manifestação de gratidão e de reconhecimento pelo apoio que a Rússia prestou a Angola, para que se tornasse um País forte no concerto das nações. “Portanto a nossa presença aqui é uma manifestação também de solidariedade para com o Governo e o Povo russo”.

Por seu turno, o embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, avançou que uma das prioridades da política externa do seu país é o desenvolvimento das relações com os países africanos, uma vez que o papel destes Estados na arena internacional tem crescido de forma significativa.

O diplomata sublinhou que os países africanos têm participado na solução de vários problemas globais, tais como, a luta contra o terrorismo, o combate a pobreza, o desenvolvimento sustentável e a resolução dos conflitos ecológicos.

O acto contou com a participação musical da Orquestra Sinfónica Kaposoka, cujos integrantes do grupo interpretaram diversas canções de músicos da praça nacional.A efeméride que transformou-se em feriado nacional naquele país europeu, representa o nascimento de uma nação moderna e símbolo de identidade da história contemporânea russa.

Participaram igualmente no evento o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, o Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, diplomatas, deputados e demais convidados.

Texto: DN

Fotos: AP