Jornal ÉME – Lisboa – 04.09.23 – O Secretário do Bureau Político para a Informação, Rui Falcão, destacou (03/09) em Lisboa, Portugal, o valioso contributo prestado pelo líder da luta de libertação nacional da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, Amílcar Cabral, nas conquistas das independências nacionais dos respectivos países.

Rui Falcão fez este reconhecimento no  Espaço Internacional da 47.ª edição da Festa do Avante , subordinado ao tema o “ Centenário de Amílcar Cabral – A Luta dos Povos Africanos ”, que decorreu sob a égide do Partido Comunista Português (PCP) e que reuniu partidos comunistas e de outras forças progressistas de vários países.

Considerou, que este posicionamento de, Amílcar Cabral, representou a consolidação de uma batalha clandestina e um marco na história do movimento nacionalista das colónias portuguesas.

Para Rui Falcão, o político bissau-guineense, prestou uma importante contribuição política e intelectual nas antigas colónias portuguesas de África, tendo integrado desde muito cedo a gesta fundadora dos movimentos de libertação.

Para além do MPLA, participaram no evento os partidos políticos, das colónias portuguesas entre as quais o PAIGC, PAICV, MLSTP-PSD e Frelimo que durante três dias trocaram experiências e informações no âmbito da cooperação que caracteriza os partidos da mesma matriz ideológica.

Texto: DN