Jornal ÉME – Luanda – 01.11.24 – Os restos mortais do músico, Manuel Claudino da Silva “Manuelito”, foram sepultados na quinta-feira (31), no Cemitério da Santa Ana, em Luanda, com aplausos em homenagem póstuma pelo seu contributo à música angolana.

Ao anteceder o enterro realizou-se uma cerimónia religiosa em homenagem ao malogrado, onde os familiares, colegas, amigos e membros do Executivo angolano se despediram com orações e oferecendo conforto espiritual aos entes queridos.

Foram lidas mensagens de condolências de várias instituições públicas e privadas, com destaque para o elogio fúnebre do Bureau Político do MPLA lida pelo director do Centro de Documentação e Investigação Histórica do Comité Central, Augusto José.  

Na nota, o MPLA considerou o cantor Manuelito um músico patriota, militante de primeira linha nas fileiras do MPLA, com uma história de vida que orgulha a família, amigos e colegas do ramo musical, e que pertenceu a vários agrupamentos musicais que muito contribuíram no processo revolucionário e de elevação patriótica para a Independência Nacional.

“Como era conhecido entre os seus contemporâneos e camaradas de caminhada, sempre demonstrou uma consciência artística comprometida com a história da música popular e urbana de Angola e particularmente de Luanda”, assinala a mensagem.

Ao reconhecer o legado do artista, o BP do MPLA salienta que Manuelito deixa um vazio difícil de preencher.

De recordar que Manuel Claudino da Silva “Manuelito”, faleceu no dia 26 de Outubro do corrente ano, por doença, em Luanda. Foi membro integrante do Agrupamento musical Kissanguela, tendo pertencido a outros agrupamentos musicais que muito contribuíram no processo revolucionário para a Independência de Angola.

Texto: NJ