Jornal ÉME — Luanda — 02.09.24 — O Secretário do Bureau Político do MPLA para a Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, instou neste domingo (01) no município da Quiçama, província de Luanda, à união de todos os angolanos, na solução dos desafios que obstaculizam à elevação da qualidade de vida das populações.

Gonçalves Muandumba vincou esta posição, durante a celebração da missa solene que marcou a cerimónia de encerramento da peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, em representação da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

Ao dirigir-se aos fiéis católicos, asseverou que a igreja é um espaço de diálogo comum e um parceiro importantíssimo para o Estado angolano e qualquer Nação, pelos valores cívicos e morais que expressam a Palavra de Deus que é apregoada.

“Angola é um País com tradição que estamos a construir com muito esforço e sacrifício, para melhorar todos os dias a vida da população”, salientou o Secretário para a Organização e Inserção na Sociedade.

Numa outra vertente da sua explanação, o político reiterou a importância desta instituição religiosa que joga um papel muito importante na pacificação dos espíritos e na transmissão de mensagens edificantes para que cada cidadão, a seu nível e posto de trabalho, faça o melhor em prol de Angola.

Por sua vez, o governador da província de Luanda, Manuel Homem, presente na missa de encerramento, reforçou o compromisso do Executivo em relação à prioridade que deve ser dada na produção nacional.

“É preciso que continuemos a incentivar as famílias dando-lhes insumos e criando condições para que, quer por via das cooperativas como agricultura familiar, continuemos a plantar as terras e alimentar o nosso povo”, destacou.

As recomendações da Igreja Católica, visando combater e reduzir as desigualdades do ponto de vista da assistência social, encontrou eco nas palavras de Manuel Homem, que considerou justo, atendendo que o maior desafio hoje é o aumento da produção interna e o da diversificação da economia.

Numa organização da Diocese de Viana, em parceria com o Governo da Província de Luanda, a missa solene de encerramento foi presidida por Dom Zeferino Zeca Martins, Arcebispo do Huambo.

Entre as figuras de destaque do MPLA no acto religioso, estiveram os membros do Bureau Político, Pedro Sebastião Teta, Joana Tomás, Hemingarda Fernandes, do Comité Central, deputados entre outros dirigentes que integraram a delegação.

A peregrinação anual edição 2024, decorreu sob o lema “Com Maria, Vivamos na Fé o Ano da Oração” e nela participaram milhares de fiéis católicos provenientes de várias regiões do País e do estrangeiro.

Texto: JG
Fotos: DG