Jornal ÉME – Luanda – 04.03.24 – O primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem, disse (02/03) na comuna da Funda, município Cacuaco, que as grandes conquistas do País desde os primórdios da luta armada de libertação nacional, contaram sempre com o engajamento e determinação de valorosas mulheres patriotas.
O dirigente partidário fez estas declarações quando discursava no acto provincial alusivo ao 02 de Março, Dia da Mulher Angolana, que contou com a presença da secretária para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher, Josefina Gomes, em representação da Secretária Geral da OMA, Joana Tomás.
Manuel Homem relembrou que a efeméride foi consagrada pela Direcção do MPLA, em homenagem a participação decisiva das mulheres do Esquadrão “Kamy” nomeadamente, Deolinda Rodrigues, Teresa Afonso, Lucrécia Paim, Irene Cohen e Engrácia dos Santos, que lutaram pela dignidade e emancipação da mulher na defesa da Pátria.
“A mulher é vida, é o motor das transformações sociais, económicas e políticas de qualquer sociedade. LQuero por isso, aproveitar esta ocasião para expressar o nosso reconhecimento pelo heroísmo demonstrado pela mulher angolana”, frisou.
O acto ficou marcado com homenagens às valorosas heroínas angolanas que desde muito cedo juntaram-se aos bravos guerrilheiros nacionalistas em diferentes frentes militares, pegando em armas lutando lado a lado pela descolonização do País.
No âmbito das comemorações da data, a secretária provincial da OMA em Luanda, Luzia Policarpo, precisou que, um dos grandes desafios que se coloca à mulher angolana é o fomento do auto-emprego, formação e o empoderamento do género para que possam participar diretamente no desenvolvimento de Angola.
ACTOS DE SOLIDARIEDADE
Como parte dos festejos do mês dedicado à mulher o Comité Provincial da OMA visitou a antiga dirigente no município de Cacuaco, Ana Domingos Filipe, e procedeu a entrega de enxovais aos dois bebês nascidos no Centro Materno Infantil da Funda.
A distribuição de sopas para as crianças do Bairro Kilunda, constou das acções realizadas pela Organização.
No evento que decorreu sob o lema “ Mulher Angolana – Pela Igualdade e Equidade do Género” contou com actuações musicais, danças, desfile de produtos do campo, assaltos da OMA e da JMPLA, que transmitiram um ambiente de festa que sempre caracterizou a Organização no mês dedicado à mulher.
Texto: DN
Fotos: AP