Jornal ÉME – Luanda – 22.01.25 – O Ministério da Saúde, recomenda á população que adopte medidas de prevenção que minimizem o risco de contaminação e transmissão da cólera, doença diarreica aguda.
A cólera é transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminados e que rapidamente progride com um período de incubação curto, que varia de duas horas a cinco dias.
A cólera se transmite de uma pessoa contaminada para outra pessoa saudável, através do contacto com mãos sujas ou com vómitos da pessoa doente ou com superfícies contaminadas.
Para evitar o contágio da doença, a pessoa deve lavar frequentemente as mãos, manter a higiene pessoal, bem como de toda a família, tratar a água para beber, colocando sempre 5 gotas de lixivia por cada litro de água, e depois esperar 30 minutos antes de a beber.
Ferver a água de beber durante 20 minutos, lavar bem as frutas e os legumes com água fervida ou tratada com lixivia, cozinhar bem os alimentos e guardá-los bem tapados, não defecar ao ar livre, manter a latrina ou casa de banho sempre limpas e desinfectar ou manter a casa, o quintal e o bairro limpos, fazem parte das medidas para evitar a contaminação da cólera.
Em caso de suspeita da doença, antes de levar o doente para a unidade sanitária mais próxima, o Ministério da Saúde, recomenda que se dê muitos líquidos ou soro caseiro, preparando 1 litro de água fervida e colocando uma colher de sopa de açúcar e uma colherinha de chá de sal.
Agite bem antes de dar a beber o doente.
Texto: NBS