Jornal ÉME – Luanda – 24.08.24 – O Comité Municipal de Talatona do MPLA promoveu nesta sexta-feira (23) no Hotel Royal Plaza, em Luanda, um seminário sobre ética e integridade no serviço público para discutir, identificar e promover uma cultura de boas práticas em todos os níveis da Administração Pública.

A sessão de abertura do evento foi marcada com a apresentação via audiovisual do discurso da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, proferido no dia 16 de Março do ano em curso, aquando da realização do Seminário Nacional sobre “A Ética e Integridade no Serviço Público”, organizado pela Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central do MPLA.

Ao apresentar os objectivos do certame, a coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Municipal de Talatona, Elsa Cassueca, apontou a disseminação dos princípios da ética e integridade na função pública e a promoção de uma sociedade assente em princípios éticos e morais.

O evento dividido em dois painéis, abordou temas como a “A Importância da Integridade e do Compromisso Ético no Desempenho de Funções Pública”, “A Ética e a Integridade na Formação e Execução dos Contratos Públicos: Actos de Inconformidade”, e a “Ética na Gestão Publica uma abordagem global da legislação angolana”.

Neste sentido, o plano temático contou com as preleções do Jornalista Kumuenho da Rosa, do Jurista Osvaldo Kalupeteka, do Consultor de Finanças Publicas, Pedro Dumbo, e dos docentes universitários, Luvinda Jerónimo e Ângelo Kalopa.

Os oradores foram unânimes ao defenderem que os gestores públicos devem pautar por uma conduta baseada na transparência, alcançada por meio de comportamentos e acções consistentes, suportada por padrões éticos e morais dos indivíduos e instituições, princípios e normas comuns que sustentam e priorizam o interesse público.

Participaram no evento a administradora de Talatona em exercício, Claudineth Fragoso Cerqueira, a coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Provincial, Lurdes Caposso, o primeiro secretário municipal do Partido, Adão Franklin, membros da Comissão Executiva do Comité Municipal, servidores públicos, militantes da OMA e da JMPLA.

Texto: DN
Fotos: AP