Jornal ÉME – África do Sul – 24.11.24 – O Projecto agrícola denominado “Kudima” de incentivo à prática da agricultura familiar levado a cabo em todo o País, pela OMA, foi condecorado no sábado (23) em Cape Town, África do Sul, ao vencer o prémio de melhor programa social de empoderamento da mulher no meio rural em África.
Ao falar à imprensa por ocasião do galardão, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, agradeceu a organização do evento por ter seleccionado o projecto, e dedicou o prémio à todas as mulheres do meio rural do continente africano, em particular, as de Angola.
Joana Tomás referiu que o projecto Kudima foi preparado para incentivar a agricultura familiar, em particular, aquela praticada por mulheres no meio rural, por representarem mais de 60 por cento da força de trabalho do sector da agricultura e serem as responsáveis por levar à mesa dos angolanos os produtos consumidos pelas famílias.
A dirigente indicou que a implementação do projecto visou também responder o apelo do Presidente da Republica, João Lourenço, sobre a necessidade de uma maior aposta no sector da agricultura familiar, fazendo jus à máxima segundo a qual “a agricultura é a base e a indústria é o factor decisivo para o desenvolvimento de Angola”.
Na ocasião, a delegação encabeçada pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, foi recebida pela cônsul geral da República de Angola, Elsa Caposso Vicente, com quem abordou sobre o programa geral do magno evento.
A gala de premiação denominada “Prémio Future is Female e Lwa Men Champions” é um evento que acontece todos os anos na África do Sul, e é organizado pela Associação Parceria Africana para o Crescimento “África Partnershipp Growth (APG)”.
O evento de dimensão internacional juntou empresários, decisores políticos e interessados dos sectores público e privados, e serviu para promover o comércio e negócios intra-africanos, para a estabilidade socioeconómica do continente e a sua proeminência em mercado global.
Fizeram parte da delegação chefiada pela Secretária-Geral da OMA, a Secretária do Departamento de Informação, Propaganda e Novas Tecnologias, Zenilda Volola, os membros do Comité Nacional da OMA, Milca Caquesse e Claudineth Cerqueira, assim como o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, Alfredo Cumbi e demais convidados.
Texto: DN