Jornal ÉME – Luanda – 08.09.24 – A Secretária Geral da OMA, Joana Tomás, dará início nesta segunda-feira (09) na província do Moxico, a terceira edição do Roteiro Kudima, um projecto virado ao incentivo da prática da agricultura familiar no seio das comunidades rurais, em particular aquela praticada por mulheres.
Na região leste do País serão abrangidas as províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, onde o Secretariado Executivo Nacional procederá a entrega de diversos meios de trabalho, de modo a alargar as áreas de produção nos campos de cultivo, por constituir a principal fonte de sustento das famílias angolanas.
Ao levar a cabo este projecto em todo o território nacional, a OMA considera ser necessário uma maior aproximação com as mulheres do meio rural, por representar mais de 60 por cento da força de trabalho do sector da agricultura e serem as responsáveis por levar à mesa dos angolanos os produtos consumidos pelas famílias.
As visitas às diferentes cooperativas e lavras organizadas por mulheres, tem entre outros objectivos, acompanhar e encorajar as camponesas no meio rural a continuarem a desenvolver a actividade agrícola com o pragmatismo, e registar os principais constrangimentos, atinentes às acções desenvolvidas.
No seu discurso proferido a 26 de Agosto do ano em curso, em Luanda, no quadro do encontro nacional com os primeiros secretários dos CAP, o Presidente João Lourenço, defendeu a prestação de apoios à agricultura familiar, por aumentar a oferta de bens alimentares produzidos no País, e melhorar a condição de vida das famílias no campo.
O Secretariado Executivo Nacional da OMA iniciou no mês de Fevereiro de 2024, o “Roteiro Kudima” tendo já realizado a primeira e segunda fase que compreendeu as regiões norte e centro-sul de Angola.
Texto: DN