Jornal ÉME – Cuando Cubango – 24.05.24 – A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, considerou, nesta sexta-feira (24), no município do Cuchi, positiva a implementação do Programa de incentivo à prática da agricultura familiar, praticada por mulheres do meio rural na região centro e sul do País.

A dirigente que encabeçou uma delegação do Secretariado Executivo Nacional da OMA, realizou visitas às províncias de Benguela, Huambo, Bié e Cuando Cubango durante 12 dias, no âmbito do Roteiro Kudima, dando assim visibilidade a cooperativas agrícolas organizadas por mulheres.

Ao falar das actividades desenvolvidas no município do Cuchi, Joana Tomás referiu que manteve um encontro de auscultação com as militantes e com as autoridades tradicionais que apresentaram as preocupações das populações, sobretudo as relacionadas com a violência doméstica e a necessidade de se construir harmonia nos lares.

No local, foi realizada uma feira de saúde nas comunidades, que teve como objectivo primordial, levar os serviços básicos de saúde às populações nas zonas rurais de forma gratuita, bem como a entrega de medicamentos aos pacientes que apresentaram resultados positivos após as testagens.

Durante o périplo na região centro e sul de Angola, foram entregues diversos meios de trabalho, como enxadas, catanas, baldes, sementes, fertilizantes, carros de mão, pulverizadores e chapas de zinco para impulsionar o aumento da produção e diversificar a economia nacional.

As cooperativas agrícolas têm apostado na produção do arroz, ginguba, mandioca, banana, milho, feijão, batata rena e doce, massango, massambala, limão, o que tem contribuído para a autossuficiência alimentar das famílias angolanas.

Para aumentar os níveis de produção dos produtos do campo, as camponesas solicitaram celeridade na entrega dos títulos de concessão de terras e apoios com tratores, viaturas adequadas para a transportação dos alimentos e a reabilitação das vias de acesso para o escoamento dos produtos do campo para os centros urbanos.

No âmbito do lançamento da segunda edição do Roteiro Kudima, os trabalhos realizados contemplaram também visitas às antigas dirigentes da Organização nas referidas províncias, de acordo com o programa “Onde Está a Minha Camarada”, como gesto de reconhecimento do seu contributo para o crescimento do braço feminino do MPLA.

O lançamento da primeira fase do Roteiro Kudima decorreu no mês de Fevereiro do ano em curso, na região norte do País e abrangeu as províncias do Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Malange, Uíge e Zaire.

Texto: DN