Jornal ÉME – Portugal – 07.07.23 – Uma obra literária intitulada “As Fronteiras Africanas” foi lançada recentemente em Lisboa, pelo Professor Emérito da Universidade Católica de Angola, França Van-Dúnem.
A obra retrata aspectos ligados aos processos de delimitação dos estados africanos e as regras-chaves dos equilíbrios que garantem a estabilidade e as relações pacíficas entre os países do continente.
O livro tem uma dimensão histórica e aborda o traçado das fronteiras de África entre 1966 a 1969 de acordo com os princípios doutrinários que perduram ainda hoje, cuja preservação é essencial para a manutenção da paz e à prevenção de conflitos regionais.
A obra literária constituiu a tese de doutoramento do autor, apresentada na Faculdade de Direito e Ciências Económicas de Aix-en-Provence (França), e foi discutida em Maio de 1969 perante um júri presidido pelo Professor Paul de Gaufire de La Pradelle de Leyrat, tendo como arguentes os professores Michel Henry Fabre (Decano da Faculdade) e Claude Gour.
A dissertação foi aprovada por unanimidade com a classificação de distinção e louvor (summa cum laude), pelo júri assim constituído.
Pelo seu percurso reluzente na academia, a Universidade Católica de Angola atribuiu-lhe o título de Professor Emérito, após a sua jubilação em 2021.
Texto: DN