Jornal ÉME – Luanda – 20-11-23 – A Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, deslocou -se este sábado (18), a Freetown, capital da Serra Leo, a convite de sua homóloga, Fátima Maada Bio.

Durante a visita de três dias àquele país africano, Ana Dias Lourenço vai participar das comemorações do primeiro aniversário do Dia Mundial das Nações Unidas para a Prevenção e Cura das Crianças, Vítimas de Exploração, Abuso e Violência Sexual, assinalado à 18, deste mês, assim como poderá partilhar a sua experiência
e advocacia em questões de natureza social.

Relativamente à efeméride, sabe-se que ela foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, à 07 de Novembro de 2022, como resultado da uma proposta da Primeira-Dama Serraleonense.

Fazem parte deste grupo de trabalho ss suas homólogas africanas, na luta contra práticas nocivas a crianças, assim como ao elevado número de violações aos seus direitos, em particular a exploração, abuso e violência sexual.

Consta também do programa desta visita de trabalho , de Ana Dias Lourenço uma visita ao Hospital da Organização Mercy Ships, em Freetown, a convite do fundador do projecto, Don Stephen.

Como organização Não-governamental Humanitária centrada nos princípios e valores cristãos, a Mercy ships tem como objectivo principal aumentar o acesso aos serviços de saúde nos países em vias de desenvolvimento.

Para além deste carisma, a Mercy ships, presta, por outro lado, particular atenção a África, onde garante apoio holístico a várias áreas e especialidades médicas, incluindo a capacitação de profissionais deste sector.

Situado na África Ocidental, a Serra Lea e Angola, mantém uma cooperação bilateral nos setores do comércio, energia e economia.

A mais recente, é a cooperação no domínio de petróleo e gás, em que o acordo fortalece as indústrias nacionais que, doravante, se propõe a elevar o continente africano a uma nova era de progresso económico.

Texto: JV