Jornal ÉME – Luanda – 03.12.24- O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, ressaltou, nesta terça-feira (03) em Luanda , o interesse do seu país em fortalecer a matriz estrutural da economia angolana.
O Presidente da nação mais poderosa do mundo, fez estas considerações na sessão de abertura das conversações oficiais entre os governos de Angola e dos Estados Unidos da América, no quadro da sua visita de 72 horas ao país.
Durante o encontro, ocorrido no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, Joe Biden, afirmou que o futuro do mundo está em África.
Para o Presidente norte-americano, nos próximos 20 anos, o continente africano será o maior do planeta.
Na ocasião, o Líder da maior potência mundial enalteceu os avanços das relações entre os dois países, centrada no reforço da cooperação bilateral e multilateral.
Segundo a agenda oficial da visita de Joe Biden á Angola, para esta tarde está reservada uma deslocação ao Museu da Escravatura, onde fará um discurso, por sinal o único previsto nesta visita.
Nesta quarta-feira (04) está reservado o ponto alto da visita de Joe Biden ao país, com sua deslocação a província de Benguela, para uma visita ao Corredor do Lobito, a primeira rede ferroviária transcontinental de acesso aberto de África, que começa na cidade portuária do Lobito, e que ligará o Oceano Atlântico ao Índico.
Vão marcar presença nesta visita, além dos Presidentes de Angola e dos Estados Unidos da América, os Chefes de Estado, da República Democrática do Congo, da Zâmbia e da Tanzânia.
No mesmo dia, Joe Biden, tem igualmente prevista uma visita a fábrica de processamento de alimentos da Carrinho.
Texto: NBS