Jornal ÉME – Luanda – 10.01.25 – O Presidente da República, João Lourenço, partiu esta sexta-feira (10) à cidade de Kampala, capital da República do Uganda, para presidir a Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, dedicada ao desenvolvimento agrícola do continente.

O Estadista angolano vai dirigir os trabalhos da cúpula da organização política continental na qualidade de Primeiro Vice-Presidente da Mesa da Assembleia da União Africana, que acontece neste sábado (11/01).

De acordo com secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, a participação do Presidente João Lourenço, é uma espécie de antecâmara daquela que vai ser a sua assumpção como Presidente da União Africana, já a partir do próximo mês.

A Cimeira Extraordinária da União Africana sobre a Agenda CAADP Pós-Malabo arrancou ontem (09/01), no centro de convenções “Munyonyo Commonwealth Resort”, em Kampala, com a reunião dos ministros da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Meio Ambiente dos Estados-membros da União Africana.

Para o dia de hoje, está reservado para a reunião dos ministros das Relações Exteriores que vão prosseguir com os trabalhos de apreciação e análise dos documentos que serão submetidos aos Chefes de Estado e de Governo dos 55 Estados-membros da organização continental.

Texto: JA/DN