Jornal ÉME – Havana – 14.09.23 – O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou na noite desta quarta-feira (13) no Aeroporto Internacional José Martí, na cidade Havana, capital de Cuba, para participar na Cimeira do Grupo dos 77+China, a convite do seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel.

No local, João Lourenço, foi recebido com as devidas honras militares. Na sequência o Estadista Angolano recebeu cumprimentos de boas-vindas dos membros do governo cubano, do ministro das Relações Exteriores, Teté António, e de altos funcionários da Embaixada de Angola em Cuba. 

A Cimeira do Grupo dos 77+China vai decorrer nos dias 15 e 16 do mês em curso, onde o Presidente João Lourenço vai discursar diante de Chefes de Estado e distintos representantes convidados, à volta do tema principal, que tem a ver com a ciência, tecnologia e inovação.

Segundo a agenda, o Presidente da República, vai manter um encontro de trabalho com o seu homólogo cubano no Palácio da Revolução (Sede do Poder Político em Cuba) para o reforço da cooperação bilateral entre os dois Estados.

O programa do Presidente João Lourenço, reserva um encontro, na noite de sexta-feira, no Palácio da Revolução (sede do poder político em Cuba), durante uma recepção a ser oferecida pelo líder anfitrião.  

O Grupo 77+China foi criado em 15 de Junho de 1964 por 77 países em desenvolvimento, com 134 Estados Membros, entre os quais Angola, representando dois terços dos membros do sistema das Nações Unidas e 80 por cento da população mundial.

É a maior organização intergovernamental de países em desenvolvimento nas Nações Unidas e tem como finalidade promover os seus interesses económicos colectivos dos seus membros e melhorar a sua capacidade de negociação multilateral no âmbito do Sistema das Nações Unidas.

Texto: DN