Jornal ÉME – Sevilha (Espanha), 30.06.2025 – O Presidente da República, João Lourenço, defendeu nesta segunda-feira (30), no Reino de Espanha, uma abordagem africana sobre o financiamento ao desenvolvimento, reforçando a importância do continente nas discussões globais sobre o futuro sustentável do planeta.
Na condição de Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço discursou na 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, promovida pelas Nações Unidas.
Durante a sua intervenção, o Chefe de Estado lamentou o ressurgimento da corrida armamentista global, alertando que os recursos actualmente investidos à indústria bélica deveriam ser canalizados para áreas fundamentais do progresso social e económico da humanidade.
“A nossa postura deve ser de responsabilidade e diálogo. É urgente construirmos um entendimento global capaz de evitar uma hecatombe mundial”, enfatizou.
João Lourenço aproveitou a ocasião, para realçar a preocupação dos líderes africanos quanto aos rumos que o mundo tem seguido, reforçando o compromisso do continente com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos povos.
O Presidente em Exercício da União Africana considerou por isso, a conferência uma oportunidade estratégica para debater caminhos reais e eficazes voltadas aos países em vias de desenvolvimento.
Com mais de 60 líderes mundiais e 4 mil representantes da sociedade civil reunidos, o evento tem como propósito identificar respostas colaborativas aos desafios globais, sob o lema “Equidade e Justiça Económica”.
A conferência propõe reflectir sobre novas formas de financiamento e cooperação internacional, capazes de reduzir as desigualdades entre o Norte e o Sul globais.
Texto: NBS