Jornal ÉME – Huíla – 11.08.23 – O Presidente da República, João Lourenço, trabalhou durante dois dias na cidade do Lubango, província da Huíla, onde foi inteirado sobre os principais desafios políticos, económicos e sociais para o desenvolvimento da circunscrição.

João Lourenço tomou contacto com a realidade da província durante um encontro que manteve com o Executivo local, em que o governador provincial, Nuno Mahapi Dala, efectuou uma apresentação minuciosa dos programas em curso nos sectores da saúde, educação, energia e águas, transportes, e agricultura.

Relativamente ao sector da educação, Nuno Mahapi Dala defendeu a necessidade da aposta na formação técnico-profissional da juventude, com a construção de centros com esta vocação nos municípios.

O governante pediu ao Chefe de Estado que se preste uma atenção especial à Escola Agrária do Tchivinguiro, na Humpata, por necessitar de reabilitação, face ao nível de degradação que apresenta actualmente.

Nesta senda, solicitou também, a edificação de 45 escolas com 12 salas do primeiro ciclo, todos os anos, assegurando desta forma, a retirada paulatina das crianças fora do sistema de ensino escolar.

Quanto ao sector da saúde, o governador apresentou ao Presidente João Lourenço, a necessidade de serem feitos mais investimentos em infraestruturas e a distribuiçao de ambulâncias para responder à demanda que a província apresenta. 

Já no domínio da energia e águas, precisou que esta área constitui um ponto de aperto para a província, não só naqueles municípios com problemas da seca, mas nos quatro cantos da região. Fez saber que, o défice de água, na cidade do Lubango ronda os 42 por cento, e a necessidade da construção de uma estação de tratamento de água.

Para alavancar a agricultura, Nuno Mahapi Dala, solicitou ao Presidente da República, mais apoios aos agricultores, com a subvenção na aquisição dos insumos agrícolas, para garantirem mais postos de trabalho para os jovens.

Texto: DN