Jornal ÉME – Malanje – 07.09.23 – O Presidente da República, João Lourenço, cumpre hoje (07) na cidade de Malanje, o segundo dia de visita de trabalho naquela província, onde presidiu uma reunião com o governo provincial para avaliar o estado do território, nos mais variados domínios.
O Chefe de Estado que se encontra em Malanje para uma visita de trabalho de dois dias, constatou, na última quarta-feira (06/09), o funcionamento de dois grandes empreendimentos agrícolas no município de Cacuso.
A primeira etapa do Presidente João Lourenço foi na comuna de Quizenga, onde percorreu a Fazenda Quizenga Lutete, que prevê produzir, em três mil e 600 hectares, diversos tipos de cereais, numa primeira fase, e emprega 190 trabalhadores.
A etapa seguinte foi à Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) onde visitou todas as unidades da cadeia produtiva do gigante agro-industrial, desde o corte da cana-de-açúcar, passando pela área de transformação em açúcar e etanol, até ao armazenamento do açúcar.
Na ocasião, o ministro do Comércio e Indústria, Rui Minguês considerou que a “Biocom é o exemplo daquilo que podemos fazer para conseguir integrar a produção agrícola dentro de todo o processo industrial, e, também, de como podemos articular esta função de produção com a satisfação das necessidades de consumo das populações”.
Instalada no Pólo Agro-industrial de Capanda (PAC), a Biocom tem uma capacidade para produzir 2,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, numa área de 40 mil hectares, 250 mil toneladas de açúcar cristal branco, 37 mil metros cúbicos de álcool neutro e para fornecer ao país um adicional de 136 megawatts de energia eléctrica limpa e renovável.