Jornal ÉME – Luanda – 08.02.23 – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi condecorado (07), em Luanda, com a “Ordem Grande-Colar de Espanha” atribuída especificamente aos Chefes de Estado pelos seus feitos no desenvolvimento e estabilidade política.
O agraciamento foi feito pelo monarca espanhol que entregou ao casal presidencial angolano, João Lourenço e Ana Dias Lourenço, o Colar e Grande Cruz da Ordem de Mérito Civil. Por seu turno, o monarca espanhol recebeu o Grande Colar da Ordem de Agostinho Neto.
Após as condecorações os dois Chefes de Estado reuniram-se em privado para trocarem impressões sobre a visita histórica de 72 horas dos reis de Espanha e a sua comitiva, tratando-se da primeira vez que um rei espanhol pisa o território angolano.
Em resposta à condecoração, o Presidente João Lourenço disse que as outorgas representam um estímulo para continuar a servir cada vez melhor o anseio do povo angolano e contribuir para o contínuo reforço das relações entre Angola e o Reino de Espanha.
O alto mandatário angolano considerou a Espanha um parceiro “pragmático e realista” do país, incentivando os investidores espanhóis a aproveitarem as “oportunidades” de negócios que existem em Angola.
Texto: NJ / EMS – Edição: LG