Jornal ÉME – Lobito – 05.07.23 – O Presidente da República, João Lourenço, assegurou (04/07), na província de Benguela, que Angola está a valorizar os objectivos de cooperação sul-sul, assim como a materialização dos compromissos assumidos a nível das zonas de comércio livre da região da SADC e africana.

O Estadista angolano, João Lourenço, teceu estas afirmações, no acto de transferência de concessão dos serviços ferroviários e logísticos de suporte do Corredor do Lobito, ao novo consórcio, Atlantic Railway e da inauguração da ligação via fibra óptica com os dois países vizinhos.

Ladeado pelos seus homólogos da República Democrática do Congo e da Zâmbia, designadamente, Félix Tshisekedi e Hakainde Hichilem, o Presidente João Lourenço, afirmou que o Corredor do Lobito vai dinamizar as exportações inter-africanas, que actualmente representam 14 por cento do total efectuado com o resto do mundo.

Na ocasião, João Lourenço, encorajou para uma franca cooperação entre os países do continente, tendo em vista o desenvolvimento, o progresso e a estabilidade das nações.

Segundo Chefe de Estado angolano, cabe aos africanos definir e concretizar a forma no desenvolvimento económico mundial, “explorando e transformando os seus recursos, bem como fazê-los chegar, atempadamente, aos mercados que deles precisam “.

Texto: NJ
Fotos: DG