Jornal ÉME – Luanda – 26.01.24 – O Presidente da República, João Lourenço, manteve nesta quarta-feira (24), conversas telefónicas com os homólogos da República Democrática do Congo (RDC) e do Rwanda, nomeadamente, Félix Tshisekedi e Paul Kagame, com os quais abordou questões ligadas ao reforço das relações bilaterais e regionais.
O Presidente João Lourenço, tem jogado um importante papel no processo de pacificação do Leste da RDC, por cuja situação política chegou a afectar as relações entre a República Democrática do Congo e o Rwanda.
Na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), o Presidente da República de Angola, tem desenvolvido esforços para a busca da estabilidade e o desenvolvimento da região e do continente.
João Lourenço e Félix Tshisekedi já haviam analisado a possibilidade do reforço da cooperação bilateral durante um encontro de trabalho mantido, há quatro dias, em Kinshasa, antes do início da cerimónia de investidura do segundo mandato do estadista congolês.
Entre vários Chefes de Estados e Governos, João Lourenço foi um dos que esteve presente em Kinshasa para testemunhar o referido acto de investidura de Félix Tshisekedi.
Sabe-se, entretanto, que desde a sua chegada ao poder, em 2017, o Presidente João Lourenço vem prestando maior atenção à política externa do país, com maior incidência para os eixos virados para diplomacia económica, com vista à atracção de investimento estrangeiro directo para o país.
As suas deslocações para o exterior do país, não deixam de fora as oportunidades regionais e continentais, com o intuito de melhorar a cooperação económica com os países africanos.
Por conta dessa sua dedicação, o Presidente João Lourenço, ostenta o título de Campeão para a Reconciliação e Paz em África, atribuído pela União Africana, como reconhecimento do empenho em causas de paz no continente, sobretudo no Leste da RDC, onde continua a dar ênfase na busca da paz, partilhando com os países em conflito a experiência de Angola em matéria de resolução pacífica de conflito.
A crise de paz e segurança no Leste da RDC é o que mais atenção tem merecido das acções levadas a cabo pelo Presidente angolano no quadro do processo de pacificação do continente.
Entre as conquistas alcançadas pelo Presidente João Lourenço, está o instrumento que permite a assinatura do cessar-fogo em vigor desde Março do ano passado entre a RDC e Ruanda.
O documento que é considerado pelas Nações Unidas como uma grande solução para aquele problema, foi adoptado em Luanda, no dia 6 de Julho de 2022, durante a Cimeira Tripartida entre Angola, a República Democrática do Congo e o Rwanda.
JA/JV