Jornal ÉME – Luanda – 21.11.24- O Presidente do MPLA, João Lourenço, realçou, esta quinta-feira (21), em Luanda, o facto de o maior Partido de Angola, sempre ter valorizado, em todas as etapas da sua história, o indiscutível potencial da juventude angolana, preparando-os para enfrentar e superar os grandes desafios da sociedade e do país.

O Líder do MPLA, destacou essa verdade inequívoca, quando discursava na cerimónia solene de abertura do 9.⁰ Congresso da JMPLA, que teve início hoje e decorre até ao próximo sábado, dia 23.

Numa comunicação bastante ovacionada, João Lourenço, sublinhou que quer os “membros da JMPLA e no geral os jovens angolanos, nunca defraudaram a confiança e as expectativas neles depositadas pelo Partido e pela Nação angolana”.

“Na defesa da pátria, na economia, na cultura, na educação e ensino, na ciência, na inovação, no desporto, na construção da paz e da reconciliação nacional, na diplomacia e em outros domínios não menos importantes, os jovens souberam sempre levantar bem alto o bom nome de Angola”, frisou João Lourenço.

Segundo o Presidente do MPLA, a necessidade clara de continuar a aposta na juventude angolana é um desígnio nacional, se o país quiser dar o salto decisivo na economia e no seu desenvolvimento integrado.

“Contamos com a vossa contribuição para ajudarem o Executivo a encontrar as melhores soluções para os problemas que afligem a juventude, como a educação, o emprego, a inserção no mundo dos negócios e a habitação entre outros”, disse João Lourenço.

Falando para uma plateia composta por mais de 1.500 delegados presentes ao conclave, em representação de todos os membros da maior organização juvenil de Angola, o Presidente do MPLA, referiu que na ” política, se quisermos ter um bom militante do MPLA, precisamos de cuidar dele enquanto jovem da JMPLA que começa a dar os primeiros passos na política”.

O Líder do MPLA, observou que espera nos próximos anos uma JMPLA mais dinâmica, inclusiva e cada vez mais próxima dos jovens angolanos e da sociedade angolana no geral.

” Queremos uma JMPLA que reflita a espera e os anseios do jovem angolano, que promova a ética e o civismo, o patriotismo, a tolerância política e o respeito aos velhos, mulheres e crianças e aos mais vulneráveis”, exortou o Presidente do MPLA.

Deixando um importante repto, aos futuros membros da Direcção JMPLA, que sairá eleita deste 9.⁰ Congresso Ordinário, João Lourenço garantiu, que é “nossa missão como Partido, mas também como os vossos mais velhos, preparar-vos para assumirem as vossas responsabilidades, de preferência melhor do que nós o fizemos e estamos a fazê-lo hoje “.

Tendo ainda acrescentado que “as gerações mais novas, devem aspirar sempre superar o desempenho das gerações mais velhas “.

João Lourenço, reservou a parte final do discurso para anunciar uma das grandes novidades, que vão marcar as celebrações dos 5O anos da independência nacional.

“Aproveitando o bom momento da nossa Seleção de futebol, entendemos no quadro das comemorações do quinquagésimo aniversário da Independência Nacional, convidar a seleção Argentina de futebol, a seleção dos gigantes do futebol mundial Diego Maradona e Lionel Messi, para vir Angola no próximo ano jogar contra os nossos, palancas “, observou o Presidente João Lourenço.

Texto: NBS
Foto: DG