Jornal ÉME – Luanda – 06.05.23 – O Presidente da República, João Lourenço, manifestou-se, na quinta-feira (04), em Londres, capital do Reino Unido, preocupado com o conflito armado prevalecente na República do Sudão.

O Chefe de Estado angolano interagiu a partir da capital europeia, ao telefone, com o General Abdel Al-Burhan, Presidente do Conselho Soberano daquele país africano, sobre o conflito que já dura perto de um mês.

O Presidente João Lourenço exprimiu a solidariedade do povo angolano para com o povo do Sudão e lamentou as consequências do conflito que já ceifou centenas de vidas e destrói em larga escala, as Infraestruturas daquele território localizado a Sul do Sahara.

A guerra no Sudão já provocou também milhares de deslocados internos e refugiados e, neste sentido, o Presidente João Lourenço encorajou as partes desavindas a avançarem para um cessar-fogo, defendendo o diálogo como única via para a resolução de conflitos.

O líder angolano saudou a iniciativa do Presidente Salva Kiir, do Sudão do Sul, pela sua intervenção no diálogo entre o General Abdel Fattah Al-Burhan e o General Mohamed Hamdani Dagalo, que até ao eclodir do conflito assumia as funções de Vice-Presidente do Conselho Soberano.

Recorde-se, entretanto, que o Presidente da República, João Lourenço, pela sua perspicácia e entrega às causas da paz no mundo e no continente, foi distinguido com o título de Campeão da Paz e Reconciliação, pela União Africana.

JV