Jornal ÉME – Saurimo – 25.03.2025- O Presidente da República, João Lourenço, encerrou a sua visita de trabalho de dois dias à província da Lunda-Sul com a inauguração nesta terça- feira (25), da Circular de Saurimo uma infra-estrutura que representa um marco inédito construída na circunscrição.

Numa demonstração simbólica da importância da nova infra-estrutura para a mobilidade e o desenvolvimento da região, o Presidente João Lourenço fez questão de conduzir um dos veículos na recém-inaugurada Circular de Saurimo.

O Governador da Lunda-Sul salientou que a Circular de Saurimo desempenhará um papel crucial na redução do tráfego pesado no centro da cidade, estabelecendo uma ligação vital entre a Lunda-Sul e as províncias da Lunda-Norte, Moxico e Moxico Leste, bem como com os países vizinhos.

“Este é um claro sinal de progresso e desenvolvimento, e manifestamos a nossa profunda gratidão por termos sido contemplados com esta significativa obra estruturante”, enfatizou Daniel Neto.

Com características de uma auto-estrada a circular de 39 quilómetros de extensão conta com duas faixas de 12 metros de largura cada, rotundas, bermas e quatro pontes sobre os rios Candembe, Nhama, Txahungo e Luari.

Após a apresentação da Circular de Saurimo, o Presidente da República visitou as obras em fase final do Pólo Universitário do Instituto Superior Politécnico de Saurimo, uma instituição dependente da Universidade Lueji A´Nkonde.

A referida infra-estrutura, será uma valência para a província, proporcionando mais opções de cursos e comodidade aos futuros discentes.

A província da Lunda-Sul distingue-se por ser a primeira a concluir os projectos incluídos na carteira do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Estes resultados, conforme sublinhou o governador, já estão a ter um impacto positivo na vida da população local. “A satisfação por parte da população é notável”, assegurou.

Dos 91 projectos da carteira do PIIM, a Lunda-Sul concretizou a totalidade, estando os dois últimos, ligados aos sectores da Justiça e Educação, prontos para serem disponibilizados à população a qualquer momento.

Apenas aguardam o apetrechamento para serem inaugurados”, garantiu o governador, especificando que se trata de uma escola com 48 salas de aula e um centro de reeducação de menores.

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios tem como objectivo materializar acções de Investimento Público, de despesa de apoio ao desenvolvimento e de actividades básicas, com prioridade para as acções de carácter social.

Texto: NBS