Jornal ÉME- Texas (EUA) – 08.05.24- O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, terça-feira (07) em Dallas, os Estados Unidos da América, maior potência económica mundial, para um olhar diferente para África, sendo esta a chave para a resolução dos principais problemas que afligem a humanidade.
Segundo o Chefe de Estado, que discursava na abertura da 16.ª Cimeira Empresarial Integrada EUA- ÁFRICA, que decorre nas terras do “tio Sam”, o mundo deve contar e olhar em primeiro lugar para o continente berço da humanidade, dada as riquezas e potencialidades naturais e humanas que dispõe de forma abundante.
“Sejam pragmáticos e não desperdicem esta oportunidade que se abre para o benefício de todos”, desafiou João Lourenço.
Perante o actual contexto geopolítico que o mundo enfrenta, o Presidente da República, incentivou os empresários norte- americanos a investir com toda a liberdade em todos os domínios das economias africanas, onde os estudos de viabilidade garantem haver retornos e lucros dos seus investimentos.
“Precisamos de investimento privado e de know how norte- americano, para fazermos do Continente Africano um grande produtor e exportador de bens alimentares de qualidade para o mundo”, sublinhou o estadista angolano.
O Presidente João Lourenço apontou os sectores da indústria, agronegócio, das pescas, dos recursos minerais, do petróleo e gás, das rochas ornamentais, da imobiliária, da hotelaria e turismo, das telecomunicações e outros, como sendo os que podem receber os investidores americanos.
“O investimento privado ou em parcerias público – privadas na construção e gestão de unidades hospitalares de referência, na produção local de medicamentos e de vacinas será muito bem-vindo e acarinhado pelos governos africanos em geral”, garantiu João Lourenço.
O Presidente da República, figura entre as entidades governamentais do Continente Africano, convidadas para a cúpula, que durante quatro dias, discute soluções para impulsionar a cooperação comercial entre EUA- ÁFRICA.
A referida cimeira é uma iniciativa que visa discutir estratégias eficazes, com a finalidade de impulsionar as parcerias comerciais sustentáveis, entre investidores e homens de negócios norte- americanos e africanos.
NBS