Jornal ÉME – Ndalatando – 12.11.24 – O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou na manhã desta terça-feira (12) o novo Hospital Geral do Cuanza Norte, com capacidade para 200 camas e atender mais de mil pacientes por dia, que vão beneficiar dos serviços de hemodiálise, de cirurgia de alta complexidade, ortopedia, oftalmologia, psiquiatria, cuidados intensivos, entre outros serviços.

A infraestrutura sanitária de nível 3, equipado com aparelhos de última geração, um laboratório de anatomia patológica, um pequeno instituto forense com serviços de conservação de corpos e uma fábrica própria de oxigénio, capaz de atender outras unidades hospitalares, foi erguido no município do Cazengo, localidade de Quirima, região que dista a 13 km da cidade capital Ndalatando, tendo sido baptizado com o nome de Mário Pinto de Andrade, uma homenagem merecida a um distinto intelectual, ensaísta e histórico nacionalista angolano, também considerado patrono da sociologia angolana.

A inauguração antecedida do descerrar da placa inaugural, corte da fita, e de apresentações em áudio visual, dos vários compartimentos que fazem parte da primeira unidade hospitalar de imponente dimensão naquela circunscrição do território nacional, serviu para mostrar uma vez mais a contínua aposta do Executivo na humanização dos serviços de saúde, bem como no reforço da assistência médica em áreas de elevada complicação, com foco na responsabilidade local.

Acompanhado da Primeira da Dama da República, Ana Dias Lourenço, da ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, do governador provincial do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, e membros do Executivo, o Chefe de Estado percorreu demoradamente as distintas áreas do hospital, para aferir in loco todas as suas valências, bem como o seu ambiente acolhedor e humanizado.

Orçado em 63 milhões de dólares, o novo hospital, cujas obras iniciaram em Agosto de 2021, foi erguido numa área total de 45.500 metros quadrados, 15.600 dos quais de área coberta. O sector é assegurado por 1.789 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e técnicos.

Refira-se que ainda hoje, no cumprimento da agenda de trabalho do Presidente da República, João Lourenço a província do Cuanza Norte, será realizada uma visita a feira de produção agrícola, onde os municípios da província vão exibir as suas capacidades produtivas, assim como manterá contacto com as obras de construção da infra-estrutura de captação de água do rio Lucala para abastecer a cidade de Ndalatando.

Na quarta-feira, último dia da visita de trabalho, o Presidente da República orientará uma reunião do Governo Central com as Autoridades Político-Administrativas da província, durante a qual vão ser amplamente discutidos os projectos em curso no território.

 Texto: NBS