Jornal ÉME – Malanje – 19.08.23 – Dirigentes do MPLA, parlamentares, efectivos dos Órgãos de Defesa e Segurança, membros do governo, militantes, religiosos e população em geral acorreram no final da tarde deste sábado (19) ao Aeroporto de Malanje para receberem a urna contendo os restos mortais do Camarada Monteiro Capunga, falecido aos 12 de Agosto no exterior do País.

Tristeza, desilusão, dor, luto, pranto e consternação foi o ambiente vivido quando a aeronave que transportava a urna fez-se a pista do aeroporto, onde a população em choros e gritos expressavam o afecto que nutriam pela perda prematura de um militante e filho insigne de Angola.

Num ambiente desolador, o cortejo fúnebre percorreu várias artérias da cidade de Malanje, onde foi visível a população que saiu à rua para chorar demonstrar o amor por um “filho da terra” e terminou no Miamop Hotels, local em que diversas personalidades apresentaram cumprimentos à família enlutada.

Segundo o programa, o Pavilhão Gimnodesportivo Arena “Palanca Negra Gigante” vai acolher neste domingo (20) a cerimónia das exéquias, onde serão apresentadas diversas mensagens com destaque para as do MPLA, Governo Provincial de Malanje, da Associação Ana Marimba, e da família, seguida de assinaturas no livro de condolências.

Está prevista igualmente, o sepultamento de Monteiro Capunga, nesta segunda-feira (21) no município de Marimba, a sua terra natal.

Monteiro Pinto Capunga foi membro activo da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, deputado do MPLA pelo círculo eleitoral de Malanje e membro do Comité Central do MPLA, entre outras funções.

Texto: DN
Fotos: DG