Jornal ÉME – Luanda – 19.09.24 – Mais de 30 mil efectivos da Polícia Nacional estão mobilizados em todo território nacional para a segurança dos agentes de campo durante a realização do Censo 2024, garantiu em Luanda, o Comandante-geral, Arnaldo Carlos.

De acordo com a entidade policial que falava à margem da cerimónia de lançamento do Censo Geral da População e Habitação 2024, que decorreu no Instituto Nacional de Estatística, os recenseadores serão acompanhados pelos efectivos da Polícia Nacional, a nível das 18 províncias.

Arnaldo Carlos especificou que estes 30 mil correspondem ao planeamento inicial. Mas, garantiu que se houver necessidade da intervenção de maior força policial serão colocados os que também estão já devidamente mobilizados.

Segundo o Comandante Geral da Polícia Nacional, o censo populacional deve ser visto como um trabalho normal, mas advertiu que naquelas situações em que se achar necessária a intervenção policial, as forças estão preparadas “para garantir que o processo decorra da melhor forma possível”.

Durante os próximos 30 dias, o recenseamento da população e habitação vai ser efectuado em todo o território nacional e abrange cidadãos nacionais e estrangeiros residentes ou ausentes temporariamente e unidades de alojamento.

Texto: JG