Jornal ÉME – Luanda – 11.06.2025 – O Secretário-Geral do MPLA Paulo Pombolo, apelou nesta quarta-feira (11), em Luanda, por maior disciplina na apresentação de candidaturas aos órgãos individuais e colegiais da OMA, durante o processo orgânico do 8º Congresso Ordinário da organização.

Paulo Pombolo, que também coordena o Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político (SBP) junto à OMA, fez a exortação durante a 6ª Reunião Extraordinária do Comité Nacional da OMA.

Na ocasião, foram aprovadas as quotas de candidatas a membros do Comité Nacional, as delegadas ao conclave e a composição dos comités provinciais, municipais e comunais.

O dirigente enfatizou que o processo deve seguir a disciplina que sempre caracterizou o braço feminino do MPLA.

O dignitário lembrou que o conclave foi convocado conforme os estatutos e que as estruturas preparatórias foram criadas em todos os níveis do País, intermédias e de base.

Além disso, o Secretário-Geral do MPLA defendeu a necessidade de se preparar adequadamente os documentos fundamentais a serem submetidos ao Congresso e de organizar de forma eficiente o processo de candidaturas para os diversos órgãos.

Destacou a importância de um congresso “festivo e participativo”, onde as militantes possam continuar a apoiar o desenvolvimento do País.

“O Congresso foi convocado nos prazos estabelecidos, de acordo com os estatutos da nossa Organização. Os nossos congressos ordinários, tanto do Partido quanto das organizações sociais, ocorrem em intervalos de cinco anos”, afirmou.

O Secretário-Geral do MPLA ressaltou o cumprimento desse princípio pela OMA, o que levou à criação da Comissão Nacional Preparatória, que inclui diversas subcomissões de trabalho, com destaque para a subcomissão de candidaturas.

O 8º Congresso Ordinário da OMA será realizado de 27 de Fevereiro a 01 de Março de 2026, em Luanda.

Texto: DN

Fotos: JG/JA