Jornal ÉME – Luanda – 13.10.2025 – A necessidade de imprimir maior dinâmica à implementação do Plano Geral de Actividades do MPLA, avaliar a vida interna do Partido e reforçar a organização e o funcionamento das estruturas partidárias, estiveram em destaque na visita de trabalho do Secretário-Geral, Paulo Pombolo, realizada hoje (13), nos municípios do Sambizanga e da Ingombota.

O dignitário deslocou-se a estes territórios na qualidade de Coordenador dou Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político (SBP) à província de Luanda, e esteve acompanhado pela Secretária do BP para Administração e Finanças, Nádia Monteiro, e pelo Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha.

Nas circunscrições, a delegação foi recebida pelas primeiras-secretárias municipais, Betânia Lopes e Milca Caquesse, bem como dos membros dos Grupos de Acompanhamento do SBP aos respectivos territórios.

Durante os encontros alargados com as comissões executivas dos comités municipais, Paulo Pombolo afirmou que as visitas de ajuda e controlo visam manter a interação com os militantes e acompanhar as
actividades desenvolvidas pelo Partido desde a realização das Conferências Extraordinárias que elegeram as actuais direcções á luz da Nova Divisão Político-Administrativa de Luanda.

O Coordenador do Grupo de Acompanhamento do SBP à Provincia de Luanda acrescentou que os encontros também serviram para discutir os desafios do Partido nas circunscrições, avaliar o funcionamento das estruturas partidárias, bem como, aferir as acções realizadas pelas administrações municipais nos domínios económico e social.

Nas reuniões, foram analisadas o processo de verificação da base de dados dos militantes, a avaliação das acções de proximidade e o seu impacto social, os mecanismos para uma maior inserção do Partido na sociedade e a adequação das estruturas partidárias à organização territorial.

Também estiveram no centro das discussões, os métodos de organização e mobilização partidária, a gestão de recursos financeiros e patrimoniais, a regularidade das contribuições dos militantes, a avaliação do património, e a composição dos quadros orgânicos.

No encerramento da visita, o Segundo Secretário do Comité Provincial do MPLA, Ermelindo Pereira, destacou que estas visitas visam aferir o estado de preparação do Partido, a organização e o funcionamento das suas estruturas, bem como passar em revista as questões relativas à governação local.

A visita contou ainda com a presença de directores de Departamentos e Gabinetes do Comité Central, membros do Bureau Político, do Comité Central e quadros afectos à Sede Nacional do MPLA.

Texto: DN
Fotos: DG