Jornal ÉME -Davos – 23.01.25. – No quadro da sua participação no Fórum Económico de Davos, o ministro de Estado tem desenvolvido uma intensa actividade de contactos bilaterais com decisores políticos, investidores e gestores empresariais, entre outras entidades, com a finalidade de explorar e promover parcerias público-privadas para a mobilização de recursos para o desenvolvimento económico de Angola.

Durante a sua estada em Davos, José de Lima Massano, encontrou-se com CEO’s e representantes de várias empresas, como a Trafigura, Citigroup, De Beers, Standard Chartered Bank, Menzies Aviation, JP Morgan, Africa Finance Corporation (AFC), ministro português da Economia, vice presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, presidentes do África Finance Coorporation e do Afriximbank, Governador do Banco Central da África do Sul, e com o antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair (1997-2007), agora nas vestes de presidente do Instituto para a Mudança Global.

Na quarta-feira, participou no Fórum dos Amigos da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AFCFTA), que decorreu sob o tema “Transformar o Comércio Digital num Catalisador do Crescimento em África”, com o objectivo de impulsionar a implementação da AFCFTA, através de parcerias público-privadas.

Este Fórum, em que esteve presente o antigo primeiro-mimistro do Reino Unido, constitui-se numa plataforma dinâmica para um diálogo visionário sobre comércio digital e o papel crucial do sector privado no avanço da implementação do Protocolo de Comércio Digital da AFCTA, adoptado pelos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Janeiro de 2024.

Um dia antes, o governante angolano tomou parte num workshop sobre “Investimento em Cadeias de Valor de Minerais Críticos”, onde defendeu a importância da exploração sustentável e inclusiva de recursos minerais estratégicos e das parcerias público-privadas.