Jornal ÉME – Luanda – 06.07.23 – Catorze girafas da espécie angolense, provenientes da República da Namíbia foram realocadas quarta-feira (05) no Parque Nacional do Iona, município do Tômbwa, província do Namibe.

Cinco exemplares machos e nove fêmeas constituem o lote, inserido no quadro do programa de repovoamento animal e diversificação das espécies na zona turística, sob responsabilidade da empresa African Parks.

O governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, considerou a acção uma conquista importante e um passo contínuo no repovoamento do Parque Nacional do Iona.

Por sua vez, a representante do Ministério do Ambiente, Albertina Nzuzi, enfatizou sobre a existência de um protocolo de entrada e saída de animais de grande porte entre Angola e a Namíbia.

As “girafas são espécies protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Extinção (CITES)”, à qual o país aderiu.

O acto de entrega dos animais ocorreu na localidade do Vale do Muende, na comuna do Iona e contou com a presença de membros do governo provincial, Ministério do Ambiente, da Administração Comunal do Iona, dos gestores da African Park e do Parque Nacional do Iona, bem como autoridades tradicionais.

Texto: JG