Jornal ÉME – Luanda – 25.03.2025 – A Selecção Nacional Angolana de Futebol, os Palancas Negras, defronta nesta terça-feira (25), às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, a Selecção de Cabo Verde, conhecida como os Tubarões Azuis, em partida crucial para as eliminatórias africanas de qualificação para a Copa do Mundo nos EUA, México e Canadá.
Os Tubarões Azuis, por sua vez, correm o risco de perder a liderança do grupo nesta jornada. Em caso de derrota frente a Angola e de uma vitória ou empate dos Camarões (atualmente na segunda posição com 9 pontos) contra a Líbia, a equipa cabo-verdiana poderá ser ultrapassada.
Uma vitória angolana elevará a equipa aos 10 pontos, colocando-a directamente na luta pela liderança com Camarões e Cabo Verde.
O confronto gera grande expectativa, especialmente pelo histórico recente do líder Cabo Verde, que soma três vitórias, um empate e uma derrota.
Já os Palancas Negras ocupam o 4.º lugar do grupo, com 7 pontos conquistados através de uma vitória e quatro empates.
Apenas a vitória interessa a Angola para se manter na corrida rumo ao Mundial de 2026 e para pressionar os “Leões Indomáveis” camaroneses, caso estes pontuem frente à Líbia.
Para o jogo desta terça-feira, o técnico Pedro Gonçalves poderá contar com o importante avançado Mabululu, peça fundamental no ataque angolano.
O médio Benson também está recuperado de uma pequena lesão e André Vidigal surge como uma possível opção para o encontro.
O empate diante da Líbia na jornada anterior, segundo o treinador Pedro Gonçalves, é encarado como passado. O técnico considerou o resultado “positivo”, não apenas pelo ponto conquistado, mas também pelo contexto da partida.
Na classificação actual do Grupo D, Cabo Verde lidera com 10 pontos, seguido pelos Camarões com 9. A Líbia ocupa o terceiro lugar com 8 pontos, e Angola a quarta posição com 7. As Ilhas Maurícias estão em quinto lugar com 4 pontos, e o Eswatini na lanterna vermelha com apenas 1 ponto.
Texto: JG