Jornal ÉME – Huambo – 23.06.24 – A Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, participou, hoje (23/06), na cidade do Huambo, na cerimónia de ordenação episcopal de Dom Vicente Sanombo a Bispo da Diocese do Cuito-Bié, para a nobre missão da igreja em proclamar o evangelho de Cristo.

A dirigente participou no acto em representação da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, cuja cerimónia marcou o início das actividades do padre, nomeado pelo Papa Francisco no dia 28 de Março último, em substituição de Dom José Nambi, falecido em Outubro de 2022, por doença.

Ao falar sobre a consagração do Bispo para um novo mandato, a Secretária do BP para a Política Social considerou ser um momento especial e histórico para a Igreja Católica, fiéis e para os habitantes do Huambo e Bié, em testemunhar a ordenação do padre que tem a missão de evangelizar e ensinar os crentes a tornarem-se bons cidadãos.

Maricel Capama referiu que o MPLA e a Igreja Católica mantêm boas relações e enalteceu o contributo da igreja na área social, com realce para a formação de quadros angolanos nos sectores da saúde e educação.

A missa celebrada no Instituto Superior Politécnico Católico do Huambo ficou marcada com cânticos, orações, louvores e ofertas ao Bispo Vicente Sanombo, em gesto de agradecimento pelo seu trabalho durante 14 anos na província.

Ao proceder a leitura da carta de nomeação do Papa Francisco, o encarregado dos negócios estrangeiros da Santa Sé em Angola, Christopher Seiler, disse que a igreja movida com o espírito santo, procura homens idóneos para cumprirem fervorosamente o mandato de evangelização com todo o coração e amar a igreja como esposa.

Por seu turno, o recém ordenado Bispo da Diocese do Cuito-Bié exprimiu o sentimento de gratidão ao Papa Francisco pela confiança depositada em si para estar presente na ordem episcopal, atribuindo-lhe a Diocese do Cuito-Bié.

O padre Vicente Sanombo torna-se no quinto bispo do Cuito, depois de Dom Armando Amaral dos Santos (1941-1958), Dom Manuel Pedro Pires (1958-1979), Dom Luís António (1979-1997) e Dom José Nambi (1997-2022).

Natural do município do Bailundo, província do Huambo, Dom Vicente Sanombo nasceu a 23 de Outubro de 1964, tendo sido ordenado sacerdote a 6 de Novembro de 1992, depois de concluir os estudos em Filosofia e Teologia no seminário Maior Cristo Rei, no Planalto Central.

Antes de ser nomeado bispo do Cuito, o sacerdote desempenhava as funções de pároco da Sé Catedral, vigário geral da Arquidiocese do Huambo, reitor dos seminários Menor Arquidiocesano e de Filosofia e, assessor da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Texto: DN
Fotos: DG