Jornal ÉME – Luanda – 25.03.2025 – A Organização da Mulher Angolana (OMA) recebeu, nesta terça-feira (25), um forte apelo para fortalecer a unidade e a coesão interna entre as suas militantes, para que a organização continue a ser uma força motriz na mobilização das comunidades e um pilar fundamental na consolidação das vitórias do MPLA.

O desafio foi lançado pela Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, durante uma visita de trabalho à Sede Nacional da OMA, em Luanda.
A iniciativa foi realizada no âmbito de um programa de acompanhamento e avaliação às estruturas centrais do Partido, suas dependências e organizações sociais.
Acompanharam Mara Quiosa neste encontro estratégico o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, os Secretários do Bureau Político para Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, e para Administração e Finanças, Nádia Monteiro, além de directores de diversos departamentos e gabinetes do Comité Central.
Durante a visita, Mara Quiosa salientou que o encontro serviu para avaliar a dinâmica interna da OMA, o progresso na preparação das bases para o 8.⁰ Congresso Ordinário, agendado para 2026, e para abordar questões específicas visando o fortalecimento da organização feminina do MPLA.

“Estou aqui também para vos encorajar. Reconhecemos que a jornada não tem sido isenta de desafios, mas depositamos total confiança na força, coragem e determinação da mulher angolana em geral.
Somos mulheres fortes e resilientes, que não temem as quedas, pois possuímos a capacidade de nos reerguer”, afirmou a Vice-Presidente do MPLA.
A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, expressou a sua gratidão pela visita, destacando-a como uma demonstração da importância que o Partido confere à Organização.
Segundo Joana Tomás, a ocasião representou uma oportunidade valiosa para receber orientações do MPLA, com o intuito de aprimorar o que tem sido feito com sucesso e corrigir eventuais falhas.
A dirigente assegurou que, ao longo dos seus 63 anos de história, a OMA mantém-se fiel aos princípios que nortearam a sua criação e continua a desempenhar um papel activo e influente nas comunidades, sendo a intérprete genuína dos anseios e das aspirações das mulheres angolanas.

Após a reunião plenária, a delegação do MPLA realizou uma visita guiada pelos diversos departamentos e gabinetes da Sede Nacional da OMA. A Secretária-Geral da organização forneceu explicações detalhadas sobre a estrutura e o funcionamento do braço feminino do Partido.
A recepção da delegação liderada pela Vice-Presidente do MPLA contou também com a presença de dirigentes da OMA de diversos níveis da província de Luanda e de militantes, que reafirmaram o seu voto de confiança no Presidente do MPLA, João Lourenço, na condução de políticas que valorizam e enaltecem o papel da mulher angolana na sociedade.
Texto: DN
Fotos: DG