Jornal ÉME – Luanda – 22.05.23 – O Secretariado Nacional da OMA realizou (19/05), no Museu da Moeda, em Luanda, um ciclo de palestras para abordar as políticas criadas para o reforço das competências familiares, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Família, assinalado a 15 do corrente mês.

No acto de abertura, a secretária-geral adjunta, Esperança Pires, disse que a OMA promove palestras com o propósito de reflectir sobre diversos assuntos de interesse geral relativos à família, de modo a serem criadas ideias e propostas que contribuam para a solução dos problemas identificados.

Segundo a responsável, os diversos fenómenos ocorridos na sociedade angolana depois da proclamação da Independência Nacional, afectaram profunda e radicalmente as famílias, provocando roturas e desvios, que desestruturaram a sociedade angolana.

Acrescentou que o outro factor está relacionado com a urgência em atender questões sociais que poderão ter levado ao descuido de determinadas matérias relacionadas com a família.

Alertou que a problemática das famílias deve ser discutida sem receios ou tabus, para que sejam melhorados os conceitos e valorizado o lugar da família na sociedade.

Durante o encontro foram debatidos temas, como “Que família temos, Que família queremos” e “Família e Escola, Parceiros na educação”, que tiveram como oradores, o Reitor da Universidade Gregório Semedo, Laurindo Vieira, e o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar, Pacheco Francisco.

Outros temas também foram debatidos, como “Políticas viradas para o reforço das competências familiares” e “Direito da família e perspectiva sobre a revisão do Código de Família”, que tiveram como prelectora a deputada Joana Lina e, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto.

Estiveram presentes no encontro, entre outras entidades, Ventura de Azevedo e Ermelindo Pereira.

Texto: NJ