Jornal ÉME – Nova Iorque – 08.03.23 –  A Secretária Geral da OMA, Joana Tomás, participou segunda-feira (06/03), em Nova Iorque, Estados Unidos da América, na sessão solene de abertura da 67ª Conferência Internacional sobre a Comissão do Estatuto da Mulher.

A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher que decorre de 6 a 17 deste mês, na sede da ONU, conta igualmente com a presença da ministra da Acção Social, Família, Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto.

Em declarações à imprensa, Joana Tomás disse que nesta reunião Angola vai apresentar o Programa de Inclusão Digital da Mulher e as múltiplas oportunidades no sector das novas tecnologias.

A dirigente referiu que o lançamento do Angosat-2 vai facilitar a integração global da mulher, sobretudo as que vivem nas zonas mais recônditas do país, onde o acesso às tecnologias de comunicação e informação é difícil.

O evento decorre sob o lema “Inovação, Mudança Tecnológica e Educação na Era Digital para alcançar a Igualdade de Género e o Empoderamento da Mulher e da Menina”.

A sessão prevê considerar o tema de revisão sobre os Desafios e Oportunidades em Alcançar a Igualdade de Género e o empoderamento das Mulheres e Raparigas na Zonas Rurais, contido nas conclusões acordadas de 2018.

Durante o evento, serão realizadas mesas-redondas ministeriais, bem como painéis interactivos com destaque aos temas “Fomentar a inovação inclusiva e a mudança tecnológica para capacitar as mulheres e raparigas e criar espaços mais seguros”, “Boas práticas para abordar as barreiras para reduzir o fosso digital de género e promover a educação na era digital para alcançar a igualdade de género”.

A Comissão sobre o Estatuto da Mulher existe desde 1946, com intuito de legislar e promover a igualdade de género e empoderamento da mulher no mundo, através da inclusão da mulher nos diversos sectores sociais e políticos dentro das plataformas digitais.

Fazem ainda parte da delegação angolana as Secretárias dos Departamentos de Relações Internacionais e Informação, Propaganda e Novas Tecnologias da OMA, Augusta Leonel e Zenilda Volola, respetivamente.

Texto: DN