Jornal ÉME – Benguela – 15.05.24 – O terceiro dia de trabalho da delegação chefiada pela Secretária- Geral da OMA, Joana Tomás, em Benguela, ficou marcado com a realização da Feira da Saúde, que visou levar a assistência médica e medicamentosa gratuita a mais de dois mil cidadãos, entre crianças e adultos residentes na aldeia de Catolo, no município de Caimbambo.

A acção decorreu sob o lema “OMA: Por uma Saúde Preventiva”, em que foram realizadas consultas, exames médicos dos serviços ligados a pediatria, medicina geral, pré-natal, planeamento familiar, e administração de vacinas contra poliomielite para crianças menores de 5 anos.

Na ocasião, os habitantes da região receberam gratuitamente medicamentos, para combater as patologias diagnosticadas no local.

Ao falar da realização da Feira de Saúde, a Secretária-Geral da OMA, disse que o acto é uma demonstração visível de que a Organização tem como uma das suas prioridades a busca constante de sustentabilidade e desenvolvimento em meio a situações desafiadoras , como é o da assistência médico e medicamentosa.

Joana Tomás referiu que “as acções do género acontecem de forma rotativa, já que é um serviço que prestamos com o apoio do Ministério da Saúde, parceiros e com técnicos de saúde que são militantes da OMA” reforçou a dirigente.

Por sua vez, o director municipal da saúde, Paulo Chimutunga, explicou que as doenças diarreicas agudas, a malária, hipertensão arterial, acidentes cardiovasculares, e doenças respiratórias constam das patologias que são mais frequentes na localidade.

O evento aconteceu a margem da realização do projecto Kudima, virado ao incentivo da prática da agricultura familiar, com realce para as actividades praticadas por mulheres, e que visa melhorar a produção de alimentos para reduzir a fome e a pobreza.

Texto: DN