Jornal ÉME – Luanda – 18.11.23 – Milhares de mulheres, provenientes dos nove municípios da província de Luanda, realizaram neste sábado (18) uma grandiosa marcha para reafirmar o apoio total e enaltecer os feitos do Presidente do MPLA, João Lourenço, na condução dos destinos do País.

A marcha teve início no Largo do Zé Pirão, percorreu a Avenida Brasil até a Cidadela Desportiva, e contou com as presenças dos membros do Secretariado do Bureau Político, Gonçalves Muandumba, Carla Ribeiro de Sousa, Idalina Valente, Joana Tomás e Crispiniano dos Santos, e dos membros das comissões executivas dos comités provinciais do MPLA, OMA e JMPLA.

Durante o percurso, foram visíveis as cores da bandeira do MPLA, balões, cartazes e dísticos que transmitiam um ambiente de festa e de júbilo, para o grande número de militantes, simpatizantes e amigas da OMA, que responderam positivamente à marcha, e proferiam palavras de ordem em apoio ao MPLA e ao seu Líder, João Lourenço.

A actividade culminou com a realização de um acto político de massas, onde a secretária provincial da OMA, Luzia Policarpo, considerou que, o evento reveste-se de grande importância e que contribuirá para o cumprimento do Programa da Organização, mas também para fazer uma profunda reflexão dos feitos do Executivo, sob a liderança do Presidente João Lourenço.

Para a dirigente, o lema “Trabalhar Mais e Comunicar Melhor” chama a atenção das militantes para o engajamento da OMA na materialização das acções programadas e no alinhamento com as orientações do Líder do Partido e com a Bandeira.

Por seu turno, o primeiro secretário provincial do MPLA, Manuel Homem, destacou que as mulheres são um activo fundamental para o desenvolvimento do País, e por esta razão, o Partido valoriza o estatuto social da mulher, defende os seus direitos e liberdades fundamentais, assegurando-lhes o exercício pleno de cidadania e de inclusão na vida activa.

Manuel Homem apelou as militantes a reforçar a interação com as lideranças das organizações da sociedade civil, das igrejas e dos fazedores de opinião nas comunidades para uma maior inserção da OMA na sociedade.

Para tornar mais “colorido” o ambiente festivo, o evento contou com as participações musicais dos cantores da praça nacional, com realce para Baló Januário, São Lurdes, Nha Katolo e Mamã Cândida, que ao interpretar as suas canções levaram ao delírio os militantes que marcaram presença na Cidadela Desportiva.

O acto político de massas ficou marcado também com a apresentação dos membros que integram o novo Secretariado Executivo Provincial da OMA, saído na Primeira Assembleia Extraordinária do Comité Provincial, que elegeu a camarada Luzia Policarpo, ao cargo de secretária provincial da Organização na capital do País.

Texto: DN